sexta-feira, 23 de março de 2012



29 Anos e Dez Meses Depois
No último ano da Tupi, em 1980, os profissionais da Tupi fizeram uma grande festa de 25 anos dos dois programas apresentados pelo casal. Foi uma festa enorme, com direito à homenagens e recordações dos primeiros programas de Aírton e Lolita.

Em 16 de julho de 1980, apenas dois meses antes de completar 30 anos no ar, a Rede Tupi tem 7 de suas 10 concessões declaradas peremptas (termo jurídico que significa "não-renovável") pelo Governo Federal, a decisão foi publicada no Diário Oficial, no dia seguinte. Minutos antes do meio dia de 18 de julho de 1980, três engenheiros do Departamento Nacional de Telecomunicações (Dentel) subiram ao décimo andar do edifício-sede da TV Tupi de São Paulo, na avenida Professor Alfonso Bovero, nº 52, no bairro do Sumaré, e lacraram os transmissores. Saíam também do ar a TV Tupi do Rio, a TV Itacolomi de Belo Horizonte, a TV Marajoara de Belém, a TV Piratini de Porto Alegre, a TV Ceará de Fortaleza, e a TV Rádio Clube do Recife.

Durante a manhã do dia 18 de julho de 1980, o processo de lacração da prosseguiu em outros pontos do país: às 9h20min foi a vez da TV Marajoara – Belém/PA; às 10h27min, TV Itacolomi – Belo Horizonte/MG; às 10h50min, TV Rádio Clube – Recife/PE; às 11h19min, TV Ceará – Fortaleza/CE e às 11h55min, TV Piratini – Porto Alegre/RS.

Um delegado da Polícia Federal e mais quatro agentes davam proteção aos engenheiros. Era o fim da Tupi. A emissora saía do ar exatamente 29 anos e dez meses depois de sua inauguração.
Das sete concessões declaradas peremptas, a última que saiu do ar foi a TV Tupi do Rio de Janeiro.
Em 17 de julho de 1980, os funcionários da estação iniciaram uma vigília de 18 horas, comandada pelo apresentador Jorge Perlingeiro, com o objetivo de impedir que o canal fosse fechado.
***
***
Várias personalidades, como o cantor Agnaldo Timóteo e o humorista Costinha deram apoio aos funcionários. Mas nada adiantou.
***
***
O momento mais dramático ocorreu na TV Tupi do Rio de Janeiro, canal 6. Foi organizada uma vigília que permaneceu no ar, ao vivo, durante quase vinte e quatro horas e que foi transmitida também para as afiliadas ainda restantes da Rede (com a greve de São Paulo, o Rio tornou-se a cabeça, ou seja, emissora geradora da programação nacional). Nessa maratona, foram proferidas pelos funcionários (e também por suas esposas) as mais variadas e desesperadas mensagens de apelo ao presidente Figueiredo, chegando ao ponto de se proporem a trabalhar sem receber pelo tempo que fosse necessário apenas para impedir que a emissora saísse do ar. O apoio recebido dos telespectadores encheu os funcionários de esperança, mas não foi suficiente para evitar o fim: 
às 12h33min de 18 de julho de 1980, após a reprise da missa realizada naquele ano pelo Papa João Paulo II no Aterro do Flamengo, seguida do choro dos cerca de 200 funcionários que lotavam os estúdios da Tupi no Cassino da Urca, o locutor Cévio Cordeiro leu, emocionado, um último apelo ao presidente da República,  ao final, entra no ar o slide com o último símbolo da emissora "Rede Tupi de Televisão” e, logo que os cristais dos transmissores são retirados, a televisão pioneira sai do ar.o sinal da Tupi do Rio era definitivamente cortado.
Durante o vídeo e a mensagem citados, os funcionários puseram na tela os dizeres:
"Até Breve, Telespectadores Amigos. Rede Tupi".
E, ao fim, aparecia o logotipo da TV Tupi.

Uma das frases mais marcantes no dia do fechamento foi:
"Nos deixe Trabalhar".
***
***
Exatamente dois meses antes de completar trinta anos no ar, a Rede Tupi de Televisão fechava as portas. Agora, começava uma intensa batalha envolvendo os funcionários desempregados, o governo e grandes grupos empresariais interessados em entrar no ramo de televisão, como Abril, Jornal do Brasil (em sociedade com Walter Clark), Rádio Capital, Maksoud, Grupo Visão e Rede Rondon.

Após muita disputa, essa guerra se encerraria no dia 19 de agosto de 1981, com o anúncio dos dois grupos vencedores dessa concorrência: Silvio Santos (que, de forma inédita no mundo, no mesmo dia em que assina a concessão coloca as mesmas em funcionamento, inaugurando o Sistema Brasileiro de Televisão – SBT) e Bloch (que somente no dia 5/6/1983 iria estrear sua rede, a Manchete).

Os problemas que foram enfrentados pela Tupi durante a sua trajetória não foram capazes de impedi-la de conquistar o carinho do público brasileiro e escrever, graças ao talento e a genialidade dos seus fantásticos profissionais, muitas das mais belas páginas da história da televisão brasileira.
***
***
Permanece, entretanto, um acervo de duzentos mil rolos de filmes, 6.100 fitas de vídeo tapes e textos de telejornais que contam 30 anos de muitas histórias do Brasil e do Mundo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário